Seguidores

24 de julho de 2009

Flamingos na Ilha






ciclo do Mar
série  Entre o Deserto e o Mar
Acrílico s/ tela
30x100
adicionais  areia fina
ano de produção  2009
em Colecção Particular


A Ilha – assim chamada pelos alexandrenses (de Porto Alexandre, actual Tombwa) – é na verdade uma “restinga de areia que fecha o mar lá fora / confortando uma baía protectora,/ ilha a gente é que diz”. 1

Forma uma longa e plácida praia (afora a época das calemas), paraíso para a apanha da amêijoa (representada no quadro) e éden para os flamingos em tempo de nidificação.

À direita do quadro vê-se a calema em formação no alto mar.

Para a representação simultânea do pleno dia e do pôr-do-sol, chamo a vossa atenção para o texto do quadro “O Homem-mocho observa o Forte S. João.” [a publicar]


1. lindo, admário costa. o bico-de-lacre e o tarrote, inédito, in http://obicodelacreeotarrote.blogspot.com/2006/01/tombwa-angolensis.html

2 comentários:

Graça Torres Lindo disse...

Esta é uma das minhas telas favoritas. Para mim a simbiose entre a beleza e a arte é a imagem de marca desta tela.
Estou muito orgulhosa :)Beijinhos

aileda disse...

Adoreiiii... Tudo!!!
Mas esta imagem agarro-a p mim (desculpa), porque me adocicou o amargo de não ter asas para voar... planar sobre a nossa "Ilha"... nesse rosa doce e macio da plumagem dum Flamingo...

Bjão

ando por Aki...

Adélia